É PRECISO TER ÉTICA E CIDADANIA PARA CHEGAR ONDE QUER!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

INFORME URGENTE DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL DA PUC Minas



CATEGORIA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL OPTA PELO NÃO AO EXAME DE PROFICIENCIA

Na última sexta-feira, 26 de setembro na ocasião do 37° Encontro Nacional CFESS/CRESS com o tema: “Direitos, Trabalho e Riqueza no Brasil: o conjunto CFESS CRESS na Defesa do Projeto Ético-Político Profissional” assistentes sociais delegados de todos os cantos do país se reuniram para debater diversas questões da categoria profissional do Serviço Social.
Na foto: Ivanete Boschetti – Presidente do CFESS e docente da UnB.

O encontro historicamente conhecido como palco de grandes debates, começou no dia 25 e foi até o dia 28 de setembro, manteve a tradição. Importantes decisões foram tomadas para guiar todo o Conjunto, além de orientar assistentes sociais que atuam por todo o Brasil. Tema amplamente discutido foi o Exame de Proficiência e a Graduação à Distância.

Quanto ao primeiro debate, os representantes dos CRESS de todo o país, representando a categoria profissional optou pelo NÃO. Na votação, o resultado ficou o seguinte: A Favor: 32 votos; Contrários: 69; Abstenção: 1.

Um dos argumentos utilizados no debate foi a desunificação das entidades da categoria. Sendo que a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) eram contrárias ao Exame de proficiência. Votar a favor do Exame, seria desunificar as entidades, representando um prejuízo histórico. Unanimemente, a categoria reafirmou que a ENESSO continua contribuindo para formação profissional e o fortalecimento da categoria e do projeto ético-político do Serviço Social. Houve a leitura de uma carta em defesa da ENESSO produzida por ex-militantes da entidade estudantil (Veja em anexo).
“ Para se ter uma idéia, na mesa de Projeto Ético Político, foi reforçado a importância da ENESSO e do Movimento Estudantil em Serviço Social (MESS) na luta pela emancipação político e humana. E a necessidade do Conjunto CFESS CRESS contribuir com este fortalecimento”. Afirma Carina Medeiros, estudante de Serviço Social da PUC-SP.

As estudante representantes da ENESSO Carina Medeiros e Vanessa (PUC-SP), Laura (UnB) Ariely (UCB) avaliaram positivamente o encontro. A plenária final acabou e não houve questionamentos quanto a não implementação do Exame de Proficiência para o Serviço Social. “Muitas coisas boas saíram do Encontro, e temos uma grande responsabilidade agora de compor com a Luta do Conjunto, que é também a nossa luta”. Avalia Carina.

No encontro, ainda foi aprovada uma minuta regulamentando o Estágio, em conformidade com LEI de Estágio aprovada no dia 25 de Setembro pelo Governo Lula, no entanto demarcando o posicionamento político da categoria. Reforçando também a necessidade de uma Política Nacional de Estágio, que deverá sair pela ABEPSS.

Por mais que tenhamos avanços consideráveis oriundos do encontro, não podemos esquecer de tantos outros desafios postos ao Serviço Social na contemporaneidade, principalmente no âmbito da formação profissional, a precarização via o ensino à distância (EaD), a crise nas Ciências Sociais e tantos outros que podemos afirmar: “Serviço Social na LUTA sempre!!!”

Por Cristiano Costa de Carvalho (PUC-MG)
(ANEXO)
AOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL, COORDENADORES REGIONAIS DA ENESSO E DIRETORIAS DE C.A.S E D.A.S DO PAÍS.
Reunidos em Brasília por ocasião do 37º Encontro Nacional CFESS/CRESS, nós, ex-militantes de várias gerações e correntes do movimento estudantil de Serviço Social nos dirigimos aos membros atuais da ENESSO, diretorias de CAs e Das e aos estudantes em geral , militantes do MESS e das forças políticas que nele atuam, no sentido de manifestar nossa preocupação com a ENESSO, que neste momento se encontra sem uma direção nacional eleita, em função de dificuldades políticas no último ENESS.
A ENESSO é patrimônio político do Serviço Social brasileiro, e foi construída por muitas mãos e forças políticas desde 1979, tendo sido Executiva Nacional, SESSUNE e ENESSO. Em seu âmbito se formaram gerações de assistentes sociais no campo do projeto ético-político, muitos hoje militantes do Conjunto CFESS/CRESS, da ABEPSS, da ALAEITS e dos movimentos de resistência à barbárie capitalista. Nesse momento de contra-reforma do ensino superior é mais do que nunca fundamental que a ENESSO esteja forte, representativa e estruturada.
Daí nosso chamado aos atuais militantes do MESS para que esta crise seja brevemente e de forma consistente superada, já que as tarefas são urgentes. Compreendemos que uma crise pode ter duas saídas: a de sua superação com aprendizado e saldo organizativo e político; ou seu aprofundamento levando a mais fragmentação e enfraquecimento. O entendimento da necessidade de ter uma entidade forte para incidir na luta social nesse momento histórico deve estar acima de diferenças que podem ser decididas no debate democrático. Nesse sentido, esperamos que prevaleça a maturidade, o aprendizado e a busca de uma solução negociada e democrática para o impasse da ENESSO.

Elaine Rossetti Behring (RJ)/ Celso Severo (PE)/ Alison Cleiton (PB)/ Kelly Samara (PB)/ Sâmya Rodrigues Ramos (CE)/ Sâmbara Paula Ribeiro (CE)/ Rodriane de Oliveira (RJ)/ Andréia Carla Everton (MA)/ Edson Gonçalves Silva (PA)/ Maria Cristina de Queiroz Nobre (CE)/ Aurineide Maria Cunha (CE)/ Régia Maria Prado Pinto (CE)/ Adelina Maria Melo Feijão (CE)/ Rivânia Lúcia Moura de Anis (CE)/ Matheus Thomas (RJ)/ Elias de Souza Oliveira (PR)/ Marcelo Situonsky (PE)/ Charles Travezani de Jesus (ES) /Tiago Barbosa dos Santos (SP)/ Thaísa Teixeira Closs (RS)/ Marylucia Mesquita Palmeira (CE)/ Leile Silvia C. Teixeira (GO)/ Fernanda da Silva Fernandes (DF)/ Ludmila Weizmann S. Levyski (DF) / Janaína Loeffler de Almeida (MT)/ Conceição Rosa Paula Ferreira (MT)/ Thallyta de Carvalho Tomimatsu (DF)/ Maria Cristina Vidal Cardoso (DF)/ Érica Garcia Velasco (MT)/ Rosa Helena Stein (DF)/ Raimunda Nonata Carlos Ferreira (DF)/ Agostinho Soares Belo (PA)/ Lélia Penha Vianna Silva (MA)/ Terezinha de F. Rodrigues (SP)/ Albany Deudesca Silva (SE) / Heleni Duarte Dantas de Araújo (BA)/ Wagner Antônio Alves Gomes (MG)/ Ruth Brito dos Santos (CE)/ Mauricleia Soares dos Santos (SP)/ Leonardo Pessoa Borges (PE)/ Marlene Merisse (SP)/ Kellen Cristina Dalcin (PR)/ Renata Marenziuzek dos santos (PR)/ Ana Lúcia S. P. Baptista (PR)/ Áurea Santomi Fuziwara (SP)/ Joana Maria Gouveia Franco. (SP)/ Joice Figueiredo Ribeiro (PR)/ Érica Karla Melo e Silva (RN)/ Ivanete Boschetti (DF)

Sem comentários: