É PRECISO TER ÉTICA E CIDADANIA PARA CHEGAR ONDE QUER!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Exlcusão Social





A exclusão social pode ser definida como a fase extrema do processo de “marginalização”, entendido este como um percurso “descendente”, ao longo do qual se verificam sucessivas rupturas na relação dos indivíduos com a sociedade, produzindo-se situações em que a sociedade não oferece a todos os seus membros a possibilidade de beneficiar de todos os direitos (inerentes à sua condição de cidadão), nem de cumprir com os deveres que lhes estão associados. A fase extrema – a da “exclusão social” – é caracterizada não só pela ruptura com o mercado de trabalho, mas por rupturas familiares, afectivas e de amizade. O EUROSTAT, o Serviço de Estatísticas da Comissão Europeia, considera a exclusão social como um fenómeno pluridimensional, que impede os indivíduos de participarem plenamente na sociedade.
Fonte: ISU-Faro – Centro de Formação para o Voluntariado


Não há nenhuma solução milagrosa para acabar com a pobreza e com a exclusão social mas uma coisa é certa: não podemos vencer esta batalha sem si. É tempo de renovarmos o nosso compromisso para com a solidariedade, justiça social e maior inclusão. Chegou o momento do Ano Europeu Contra a Pobreza e a Exclusão Social

Fonte:
http://ec.europa.eu/social/main.jsp?langId=pt&catId=637

Referências bibliográficas:
 Bruto da Costa, A. (2002). Exclusões Sociais. Lisboa: Colecção Mário Soares, Gradiva Publicações, lda.
 EUROSTAT, Statistiques en bref, Population et conditions sociales, nº 1/2000: “L’exclusion sociale dans les Etats membres de l’UE”.

Sem comentários: